Black Moustache

domingo, 23 de junho de 2013


Thomas Hobbes: (1588-1679)
Filósofo inglês que trabalhava com o empirismo e o materialismo. Para tal pensador, os homens são por natureza seres desorganizados, selvagens. O estado surge para dar ordem a esta sociedade. Sem o estado as pessoas se matariam e portanto, estaríamos numa grande desordem. O estado deve exercer este poder sempre pela força, por isso é correto dizer que seu governo se assemelha a um poder ditatorial, nada democrático. Sua principal obra foi titulada de Leviatã, considerado como um grande monstro. Esta analogia pode ser encontrada até na bíblia. O leviatã é uma sociedade sem ordem. Hobbes considerava que sem ordem, a sociedade se destruiria. Para dar ordem a esta sociedade o governante deve exercer o poder pela força.
Assim é correto dizer que para Hobbes o poder não é hereditário ou por que Deus assim o quis. Tal autoridade é exercida por intermédio de um contrato social que a sociedade delega a uma pessoa o poder ilimitado para governar.

Portanto, o "contrato social" é um decreto coletivo e inconsciente criado pela população para que exista um estado e dê ordem a esta sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário