John Locke (1632-1704)
Filósofo conhecido como o findador do empirismo (conhecimento proveniente pela experiência). Para tal pensador, somos responsáveis pela formação do nosso próprio conhecimento, nascemos como uma página em branco, ao longo das nossas vidas vamos escrevendo nossa história, teoria conhecida com a Tábula rasa.
Locke contrariava a teoria de Hobbes ao afirmar que em seu estado natural, o homem nasce bom e que a verdade o corrompe. Enquanto para Hobbes o estado natural é a sobrevivência a qualquer custo, Locke acredita que no estado natural os homens possuem dos chamados direitos inalienáveis, direitos dados por natureza, como o direito a vida, à liberdade e à busca pela felicidade. Para Locke esses direitos devem ser uma conquista pela humanidade e não uma obrigação atribuída pelo estado autoritário para Hobbes.
Locke também é conhecido pela teoria do contrato social, um acordo entre a sociedade e o governo para proteger os direitos dos indivíduos. Tal contrato exista para o bem maior da sociedade e para sustentar os direitos inerentes de cada indivíduo. Já para Hobbes, este contrato social existe para da autoridade ao estado que tem a função de impedir o indivíduo a retornar ao seu estado natural, estado de selvageria onde as pessoas se matariam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário