Black Moustache

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pergunta para a Prova:
O ceticismo está arraigado a ideia da morte de Deus?
R= Não há ligação com Deus. Teoria do Deus cristão morto - William Frederico Nith.
Diferença entre a filosofia "razão" e a psicologia "sentimento"
O pensamento cético está ligado a Deus?
R= O ceticismo não está ligado a Deus. Teoria de Nith por que ele não acredita na relação cristã. Se o ceticismo defende a ciência moderna ele o cético está devidamente ligado.
O Ceticismo está ligado ao conhecimento empírico?
R=  Não, por que o ceticismo não aceita os sentidos por que eles mudam de acordo com o humor
Estoicismo tem conhecimento estoico?
R= Depende somente se eu conseguir transformar em matéria.
Qual a duvida da teoria metódica de René Descartes?
R= Tudo é motivo de duvida - cético
Duvida metódica -  Tudo deve ser motivo de duvida
Explicação do Professor:
Ciência moderna- perseguições - hereges - tudo era explicado pela igreja católica.
Período marcado pelos surgimento de novos pensadores que era contra as ideias da igreja católica (pensadores foram mortos).
Galileu Galilei foi morto por ser considerado herege por causa das suas teorias.
Ciência briga contra a igreja.
Ceticismo - inicio - para a vida.
Descrença de tudo que pode ser verdadeiro.
René Descartes - fundador da ciência moderna - duvidava de tudo que parece verdadeiro.
Só acredita vendo, provando - cético
A filosofia acredita que se todos fossem mais céticos todos seriam mais felizes.

domingo, 23 de junho de 2013

John Locke (1632-1704)
Filósofo conhecido como o findador do empirismo (conhecimento proveniente pela experiência). Para tal pensador, somos responsáveis pela formação do nosso próprio conhecimento, nascemos como uma página em branco, ao longo das nossas vidas vamos escrevendo nossa história, teoria conhecida com a Tábula rasa.
Locke contrariava a teoria de Hobbes ao afirmar que em seu estado natural, o homem nasce bom e que a verdade o corrompe. Enquanto para Hobbes o estado natural é a sobrevivência a qualquer custo, Locke acredita que no estado natural os homens possuem dos chamados direitos inalienáveis, direitos dados por natureza, como o direito a vida, à liberdade e à busca pela felicidade. Para Locke esses direitos devem ser uma conquista pela humanidade e não uma obrigação atribuída pelo estado autoritário para Hobbes. 

Locke também é conhecido pela teoria do contrato social, um acordo entre a sociedade e o governo para proteger os direitos dos indivíduos. Tal contrato exista para o bem maior da sociedade e para sustentar os direitos inerentes de cada indivíduo. Já para Hobbes, este contrato social existe para da autoridade ao estado que tem a função de impedir o indivíduo a retornar ao seu estado natural, estado de selvageria onde as pessoas se matariam.

Thomas Hobbes: (1588-1679)
Filósofo inglês que trabalhava com o empirismo e o materialismo. Para tal pensador, os homens são por natureza seres desorganizados, selvagens. O estado surge para dar ordem a esta sociedade. Sem o estado as pessoas se matariam e portanto, estaríamos numa grande desordem. O estado deve exercer este poder sempre pela força, por isso é correto dizer que seu governo se assemelha a um poder ditatorial, nada democrático. Sua principal obra foi titulada de Leviatã, considerado como um grande monstro. Esta analogia pode ser encontrada até na bíblia. O leviatã é uma sociedade sem ordem. Hobbes considerava que sem ordem, a sociedade se destruiria. Para dar ordem a esta sociedade o governante deve exercer o poder pela força.
Assim é correto dizer que para Hobbes o poder não é hereditário ou por que Deus assim o quis. Tal autoridade é exercida por intermédio de um contrato social que a sociedade delega a uma pessoa o poder ilimitado para governar.

Portanto, o "contrato social" é um decreto coletivo e inconsciente criado pela população para que exista um estado e dê ordem a esta sociedade.




Aula do dia 18/06/2012 2ºA

Francis Bacon O político inglês Francis Bacon (1561-1628) formulou uma abordagem cientifica da filosofia. Tal pensador acredita que existem obstáculos que nos impedem de encontrar a verdade. Tais impedimentos foram chamados de ídolos.

Ídolo da tribe: Está relacionado ao sentimento de auto-confiança. Tudo pode não ser o que parece. Nossos sentidos podem nos enganar.

Ídolos da Caverna: Fala da nossa tendência de fazer generalizações sobre o mundo. Nunca devemos pressupor nada.
Ídolos do Mercado: Trabalha com as imperfeições da linguagem como meio de comunicação.
Ídolos do Teatro: São as falhas inerentes a própria filosofia. Erros cometidos pelos pensadores filosóficos. 

Segundo este pensador, quando o homem se dá conta da existência de um destes ídolos, será capaz de encontrar o conhecimento verdadeiro. Será capaz de superar as suas falhas de maneira racional produzir o conhecimento.